revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #134 - Julho 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Desenvolvimento Vertical de Líderes: Construindo o Futuro com os Inner Development Goals

No atual cenário de complexidade e incerteza, o desenvolvimento de liderança precisa ir além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este artigo diferencia o desenvolvimento horizontal do vertical, enfatizando como este último amplia a capacidade de liderança transformacional. Apresentamos os Inner Development Goals (IDGs) como modelo para acelerar o desenvolvimento vertical.

COMPLEXIDADE E LIDERANÇA

A sociedade evolui mais rapidamente do que nossa capacidade de adaptação. Buckminster Fuller mostrou que, até 1900, o conhecimento dobrava a cada 100 anos, e, em 1950, já dobrava a cada 25 anos. Hoje, dobra a cada 13 meses e, com tecnologias como a inteligência artificial, pode dobrar a cada 12 horas.

Essa evolução aumenta a complexidade do ambiente de liderança, exigindo novas abordagens. O paradigma dominante de previsibilidade e controle, que explica tudo por relações claras de causa e efeito, é insuficiente na atual era de transformação acelerada. Abordagens lineares, que valorizam segurança e previsibilidade, limitam a inovação devido à resistência às incertezas e à ambiguidade. Mudanças são vistas como perturbações a serem controladas, resultando em sistemas rígidos incapazes de lidar com a impermanência.

A capacidade dos líderes de lidar com a complexidade não acompanha a do ambiente, criando um gap de complexidade. Pesquisadores e praticantes de abordagens como o pensamento sistêmico, teoria da complexidade e teoria integral identificam um crescente descompasso entre a complexidade do ambiente organizacional e as capacidades dos líderes.

IMPLICAÇÕES PRÁTICAS

O gap de complexidade dificulta atender às expectativas à medida que as responsabilidades aumentam, causando ansiedade em um ambiente onde soluções padronizadas frequentemente falham. Sonja Blingnaut sugere transformar essa ansiedade em energia criativa, reinterpretando a realidade e abandonando a liderança baseada apenas em respostas e garantias.

Navegar pelas incertezas e ambiguidades inerentes à complexidade exige reflexão, autoconsciência e curiosidade, e aprendizado contínuo, valorizando mais as perguntas que as respostas. Criar um ambiente de segurança psicológica permite que a inteligência coletiva transforme desafios em oportunidades. Compreender e se adaptar a contextos complexos, promovendo liderança resiliente e inovadora, capaz de forjar culturas com as mesmas qualidades é essencial para o sucesso organizacional. Essa capacidade é alcançada através do desenvolvimento vertical.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos

O Sentir de um Novo Ciclo

Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais

13 minutos

A Descoberta da Liberdade  

Desde tempos imemoriais, os seres vivos deste planeta estão aprisionados no campo do Sansara, a eterna roda de renascimentos caracterizada por estados e situações de dificuldades e sofrimentos. Mesmo quando construímos condições prazerosas e situações favoráveis, essas são impermanentes e suas perdas ou finalizações inevitavelmente geram novos sofrimentos. Assim, a vida corre de forma... leia mais

6 minutos

Pequenos Passos, Grande Impacto: Construindo uma Cultura Inclusiva desde o Início

A pauta da diversidade e inclusão ganhou grande espaço nas organizações nos últimos anos. Empresas estão cada vez mais focadas em adotar políticas e práticas que promovam a inclusão, ampliando a diversidade em seus times ou até mesmo em campanhas publicitárias. No entanto, criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e com oportunidades iguais... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium